Mesa Nacional de Diálogos contra a Fome e a Sede

A Frente Nacional Contra a Fome e a Sede promove hoje (10/05/2023) a Mesa Nacional de Diálogos contra a Fome e a Sede.

No encontro serão apresentados ao Governo Federal a estratégia Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – PPSSAN e relatos de experiências de iniciativas populares como contribuição para um Brasil Sem Fome e Sede. E também será discutida proposta da Frente sobre como tratar a “contribuição de empresas privadas para o combate à fome: prevenção de conflito de interesses e boas práticas“.

O evento inicia às 9h00 e terá formato híbrido. Presencialmente acontecerá no Centro Cultura de Brasília e virtualmente será transmitida pelo Youtube e páginas de Facebook da rede parceiros.

Acompanhe nossa transmissão ao vivo pelo Youtube:
📌 MESA NACIONAL DE DIÁLOGOS CONTRA A FOME E SEDE – Manhã
https://www.youtube.com/live/Lx7Xzib9NJ4?feature=share

📌 MESA NACIONAL DE DIÁLOGOS CONTRA A FOME E SEDE – Tarde
https://www.youtube.com/watch?v=DHRpjSr5syo

ou pelo Facebook:

(1) MESA NACIONAL DE DIÁLOGOS CONTRA A FOME E SEDE – Manhã | Facebook

(2) MESA NACIONAL DE DIÁLOGOS CONTRA A FOME E SEDE – tarde | Facebook

Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – PPSSAN

A estratégia dos Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PSSAN), ou Pontos Populares, é proposta de política pública emergencial a ser implementada pelo Governo Federal. Ela propõe “fazer dos territórios o ponto de chegada da política pública”, comenta Juliano de Sá – presidente do Consea do Rio Grande do Sul.

Seu objetivo é, de um lado, retirar da informalidade as inúmeras cozinhas, hortas e pomares coletivos, Unidades Territoriais Tradicionais, coletivos e outras redes de solidariedade e, de outro lado, possibilitar que esses espaços possam acessar políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), melhoria nos espaços, conexão com os Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Saúde e outros serviços, além de cursos de extensão e outras parcerias.

Os Pontos Populares incorporam as diferentes experiências de enfrentamento à fome desenvolvidas pela sociedade civil. Nesse sentido, iniciativas como cozinhas, hortas e pomares coletivos, unidades territoriais tradicionais e outras iniciativas populares se tornam pontos de partida para as políticas públicas, integrando e conectado as iniciativas do território com outros programas, serviços e sistemas. Eles também “poderão nos dar condições de elevar a autoestima das populações periféricas, formando sujeitos de direitos e participes do seu processo de transformação”. completa Juliano de Sá.

“Com os PPSSAN, o Governo Federal estará alavancando as iniciativas populares, para que junto com as políticas públicas estruturais, possam dar respostas imediatas no combate à fome e sede!”, comenta Fabio Paes do Serviço Franciscano de Assistência (Sefras) e membro da Frente Nacional contra a Fome e a Sede.

A estratégia dos Pontos Populares foi iniciada no âmbito do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (Consea-RS), a partir do diálogo com as iniciativas populares no enfrentamento à fome e sede. A Frente Nacional Contra a Fome e a Sede abraçou a proposta, articulou mais diálogos e participação com diversas organizações e aprimorou a proposta.

Leia abaixo a proposta dos Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – PPSSAN

Programação da Mesa Nacional de Diálogos contra a Fome e a Sede

09h00: abertura

09h40: Estratégia Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

10h00: Sobre a contribuição de empresas privadas para o combate à fome: prevenção de conflito de interesses e boas práticas

10h20: debate com tomadores de decisão

11h40: sistematização e encaminhamentos

12h00: intervalo para almoço

14h00: relatos de experiência de combate à fome e sede nos territórios: MTST, MPA, Cáritas Regional RS, Sefras, APN´s, Banquetaço, MST, Rede Jubileu, Instituto Social Espaço Negro – SP, Horta Comunitária Morro da Cruz – RS, MNPR, Cozinha Solidária – DF, CPCE, ABEFC e outras.

16h40: sistematização e encaminhamentos

17h00: encerramento

clique no link para baixar a programação da Mesa

Frente Nacional Contra a Fome e Sede

A Frente Nacional Contra a Fome e Sede é uma articulação com cerca de 300 organizações, coletivos e movimentos sociais comprometidos com o combate à fome e a sede nos diversos territórios espalhados por todo o Brasil. Ela foi lançada oficialmente em 2022 durante o Fórum Social Mundial das Resistências em Porto Alegre – RS. O Instituto Hori participa da Frente Nacional Contra a Fome e a Sede.