O Dia Nacional da Visibilidade Trans é celebrado anualmente no Brasil em 29 de janeiro.
Neste dia, em 2004, um grupo de ativistas transgêneros foi ao Congresso Nacional pela primeira vez para um ato político em defesa da diversidade de identidade de gênero. Eles se manifestaram em favor da campanha “Travesti e Respeito”, em um histórico ato político em favor do respeito a diversidade de identidade de gênero no Brasil.
Lideranças pioneiras da causa, como Fernanda Benvenutty, Kátia Tabety e Keila Simpson estiveram na coordenação do movimento.
Desde então, a data passou a ser utilizada para o Dia da Visibilidade Trans, uma afirmação da importância de dar visibilidade às pautas das pessoas transgêneras.
Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 140 pessoas trans foram mortas vítimas da transfobia em 2021. Apesar de alto, o número poderia ser ainda maior, segundo a Antra, uma vez que a imensa maioria das cidades brasileiras ainda não inclui o registro de orientação sexual e identidade de gênero das vítimas de violência.
#Pride#trans#visibility#visibilidade#visibilidadelgbt#visibilidadetrans#visibilidadelesbica#respeito#respeitoasdiferenças#transformation#Mundo#world#lgbtq#lgbtq#lgbtqiap#lgbtqiamais#lgbtqiaplus#lgbtquia#lgbtqiapride#lgbtqia#lgbtqpride#lgbtqtravelers