O Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas é celebrado no dia 7 de fevereiro.
Em 2008 foi aprovada a Lei 11.696, de autoria do senador Paulo Paim, instituiu o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas.
A data escolhida é uma homenagem ao guarani Sepé Tiaraju, guerreiro morto em 7 de fevereiro de 1756 durante a histórica Batalha de Caiboaté, em São Gabriel (RS). A lei 11.696 de 2008 de autoria do Senador Paulo Paim
O motivo do conflito foi o Tratado de Madrid, que estabelecia novas fronteiras entre as colônias da Espanha e de Portugal e, consequentemente, determinou a evacuação da população que vivia na República Guarani, na região das Missões, abrangendo o que são hoje o oeste do Rio Grande do Sul, o norte da Argentina e o Paraguai.
Assim como Sepé, cerca de 1.500 indígenas foram mortos na batalha. Contudo, o corpo dele não foi encontrado e, assim, nasceu o mito de que o herói teria subido aos céus, tornando-se como um santo.
Em 2017, o Vaticano autorizou o início do processo de canonização do guarani para se tornar, oficialmente, santo. Atualmente, a canonização está na fase de beatificação e pode demorar alguns anos para ser concluída.
Fonte: Chicoterra.com
#direitoshumanos #brazil #brazilian #brasil #DireitosHumanosBrasil #indigenous #luta #lutas #povos #indigenas #indigenousart #indigenasdobrasil #indigenouspeople #indigena #pataxo #pataxó #pataxós #pataxóresiste